00h30m
Um complexo cultural que permita a criação, construção, montagem e apresentação de espectáculos, de grande envergadura, vai surgir brevemente na cidade de Viseu.
Iniciativa municipal, o futuro Centro de Artes do Espectáculo (CAE), assim se chamará o novo equipamento, será construído nas proximidades da rotunda da fonte luminosa, no acesso à avenida da Europa. A notícia foi avançada, na última sexta-feira, pelo presidente da autarquia viseense. Fernando Ruas justifica o investimento, ainda sem precisar valores, com a necessidade de dotar a cidade de um espaço preparado para receber manifestações culturais de grande dimensão.
O complexo terá uma capacidade entre os 500 e os 600 lugares. Fernando Ruas admite que possa começar a ser construído já no próximo ano.
A construção do Centro de Artes, faz cair o projecto, há muito previsto, de um anfiteatro acoplado ao pavilhão multiusos, no recinto da Feira de S. Mateus, onde se encontra também instalada a Polícia Municipal.
A escolha da avenida da Europa para a concretização do projecto tem a ver, em primeiro plano, com a existência de espaços amplos para a implantação do edifício, com áreas envolventes ajardinadas, e com áreas livres para estacionamentos.
Fernando Ruas esclarece que o novo equipamento irá aumentar a resposta cultural na cidade. E funcionará como complemento da oferta já existente no Teatro Viriato.
"Queremos que o Centro Regional de Artes do Espectáculo das Beiras, a funcionar no Viriato, dure por muitos e bons anos. Têm feito um trabalho excelente. Mas precisamos de um espaço de maiores dimensões", justificou.
JN, 24 de Novembro
Nenhum comentário:
Postar um comentário