terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Obras no Rossio arrancam em breve



Local privilegiado não precisaria de mais adornos. Mas talvez por isso mesmo, o Rossio exige novas atractividades. Atenta, a Câmara Municipal projectou um conjunto de acções, sobretudo ao nível do equipamento urbano, melhorando o visual. Mas, a par disso, serão levadas a efeito obras periféricas. As obras de requalificação na Praça da República (Rossio) arrancarão em breve.

A intervenção incidirá na renovação do mobiliário urbano (bancos, papeleiras e candeeiros, reforço da iluminação do edifício dos Paços do Concelho, e iluminação do painel de azulejos (obra de Joaquim Lopes, de 1931, que retrata várias actividades da região) no muro que separa o Rossio do Jardim das Mães. A área pedonal vai ser alterada para dar melhores condições de segurança aos cidadãos. ‘Vamos nivelar passeios e rua sem cortar o trânsito’, informou Fernando Ruas. No Rossio passará também a existir uma zona de atravessamento para invisuais. Os automobilistas deixarão de aceder directamente à rua Gaspar Barreiros.

A alternativa é subir e inverter a marcha na avenida 25 de Abril, junto ao cruzamento com a avenida Gulbenkian, onde será construída uma nova rotunda. A Câmara Municipal aproveitará a requalificação urbana para introduzir algumas das medidas preconizadas no estudo de reordenamento viário e pedonal que está a ser elaborado pelo Instituto Politécnico de Viseu e Faculdade de Tecnologia de Coimbra, através da equipa liderada por Álvaro Seco. A avenida Alberto Sampaio entrará também em obras, passando a ter um único sentido, o ascendente, entre as praças D. João I e da República. Fernando Ruas informou ainda que ‘vamos renovar as condutas de saneamento básico, criar estacionamentos em espinha e apostar no alargamento dos passeios para que as pessoas possam circular mais à vontade’.

A.R.

Um comentário:

Anônimo disse...

machines footprint retrospect federal dishonesty instructor contractor charlotta nametags chowringhee prospectus
semelokertes marchimundui