terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Requalificação da Quinta da Cruz



Estão a ser dados os últimos ‘retoques’ para que as obras de requalificação da Quinta da Cruz possam avançar de modo a que o final das mesmas ocorra ainda no decurso de 2009. O prazo de execução é de 365 dias. Os trabalhos da 1.ª fase estão relacionados com a transformação dos jardins em espaço pedagógico. O concurso de adjudicação dos trabalhos contempla também a recuperação de um moinho.

As obras custam um milhão de euros, mostrando-se a Câmara Municipal decidida a dar a volta completa a este novo espaço verde concelhio (entre Vildemoinhos e S. Salvador), realizando sucessivas obras até que a fruição total da Quinta possa ser um facto, com os viseenses a ganharem o hábito de frequentar novo e importante pulmão citadino. O presente pacote de obras contempla as zonas edificadas. No imóvel principal vai ser albergado um museu de arte contemporânea, criando-se, à volta, condições para a abertura da propriedade ao público. O projecto está voltado para aproveitamento da dimensão dos jardins e diversidade da flora existente, colocando a estrutura à disposição do público, neste particular, especialmente dos jovens. A reabilitação e valorização dos espaços prosseguirão em etapas subsequentes.

O Presidente da Câmara Municipal informou que há já um protocolo com a Fundação Serralves para fazer deslocar algumas exposições temporárias a Viseu. Para a ‘Quinta’ está também previsto um jardim aromático e ainda a construção dos Arquivos Distrital e Concelhio, prometido e adiado há muito. Todavia, tudo parece indicar que desta vez também irá avançar. Esta obra é da responsabilidade do Poder Central.

A. Rodrigues

Nenhum comentário: