quinta-feira, 2 de julho de 2009

Museu do Quartzo abre em Setembro

Museu do Quartzo abre em Setembro

00h30m

TERESA CARDOSO

A Câmara Municipal de Viseu avançou, ontem, o dia 18 de Setembro como a data provável para a abertura do Museu do Quartzo. E criticou que o concelho esteja fora da rede de abastecimento de carros eléctricos.

O anúncio da conclusão das obras de construção do edifício que vai acolher o futuro Museu do Quartzo, localizado no monte de Santa Luzia, na freguesia de Campo, foi feito, ontem, durante a reunião mensal entre a Câmara e as autarquias locais do concelho.

O presidente da CMV, Fernando Ruas, esclareceu que a "obra física" está pronta, faltando apenas resolver a questão dos conteúdos.

"Neste momento estão a ultimar-se os conteúdos, um trabalho que está a cargo de uma empresa que reputamos das melhores no seu género a nível mundial. É uma empresa de bandeira que orgulha todos portugueses. Ao mesmo tempo, estamos a concluir os acessos. Estruturas que não fazendo parte intrínseca do museu, são fundamentais para depois o abrir", explicou.

O conteúdo do museu, baseado no quartzo e nas peças que é possível obter a partir dele, terá o formato de um centro interpretativo. "É uma forma simples de transmitir conhecimentos", adianta Fernando Ruas. Que realça a praça "admirável" que ficará defronte da entrada principal, a partir da qual será possível apreciar toda a silhueta da cidade de Viseu.

Críticas ao Ministério da Economia

Na mesma reunião, Fernando Ruas criticou o facto de Viseu ter ficado fora da rede nacional de abastecimento de carros eléctricos juntamente com Vila Real e Bragança. "Foram as únicas capitais de distrito excluídas deste processo", acrescentou.

O autarca prometeu questionar o Ministério da Economia sobre os critérios que determinaram a exclusão dos três municípios. "Não sei se foi por ordem alfabética", ironiza, acrescentando que se a exclusão teve a ver com a população, Viseu não estará atrás da Guarda, Castelo Branco, Beja, Faro, Évora ou Viana do Castelo. "São todos municípios com menos população que nós", declarou.

À margem da reunião e sem confirmar ou desmentir que será candidato a um quinto mandato à frente da Câmara de Viseu, notícia avançado ontem pela Comissão Política Nacional do PSD, Ruas admitiu que a apresentação dos candidatos social-democratas será feita brevemente, de uma só vez, com todos os elementos.

O autarca define quatro bandeiras, a acenar à administração central pelos órgãos executivo e deliberativo que saírem das próximas eleições: o regresso do comboio, a construção da auto-estrada para Coimbra, o novo arquivo distrital e a universidade pública. "Não questiono os grandes investimentos. Mas cria-se tanto ou mais emprego se em vez disso se fizer um somatório de pequenos investimentos".

Jn de 2 de Julho de 2009

Nenhum comentário: