sexta-feira, 10 de julho de 2009

Viseu: Concelho integrado na rede de veículos eléctricos, após indignação de Fernando Ruas

9 de Julho de 2009

Viseu, 09 Jul (Lusa) - O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, anunciou hoje que o concelho vai ser integrado na rede nacional de abastecimento para veículos eléctricos, depois de na semana passada ter manifestado descontentamento por ter ficado excluído.
No final da reunião da câmara de hoje, Fernando Ruas contou aos jornalistas ter recebido quarta-feira um telefonema do assessor do ministro da Economia a dizer que Viseu ia ser integrado na rede. “O que significa que vale a pena fazer barulho”, considerou o autarca social-democrata, estranhando, no entanto, ter sido o único dos autarcas das capitais de distrito que ficaram excluídas a mostrar a sua indignação.
Há uma semana, depois de 21 municípios terem assinado um acordo para o desenvolvimento de pontos de abastecimento de baterias de veículos eléctricos, Fernando Ruas enviou uma carta ao Ministério da Economia a questionar o motivo de Viseu ter ficado de fora. Assinaram este compromisso as autarquias de Lisboa, Porto, Coimbra, Sintra, Vila Nova de Gaia, Loures, Cascais, Almada, Braga, Guimarães, Leiria, Setúbal, Viana do Castelo, Aveiro, Torres Vedras, Santarém, Faro, Évora, Beja, Castelo Branco e Guarda. O autarca social-democrata argumentou não perceber por que Viseu era uma das quatro capitais de distrito excluídas e decidiu pedir explicações ao Ministério da Economia.
Entre as quatro capitais de distrito não contempladas, “curiosamente Viseu, Portalegre e Bragança, são das poucas que já têm carros eléctricos”. Lembrou que Viseu tem ainda a particularidade de, na passada sexta-feira ter assinado um protocolo de colaboração com o Instituto Politécnico com vista ao desenvolvimento de um motor eléctrico num kart que possa ser aplicável aos veículos do dia-a-dia. “O que interessa é que está corrigido, mas depois desta tomada de posição”, frisou.
AMF/CMM Lusa/fim

Nenhum comentário: