domingo, 5 de outubro de 2008

"Se quisesse, inaugurava uma obra por dia"


2008-10-03

RUI BONDOSO

Investe-se mais na cidade do que nas freguesias? "Não", responde Fernando Ruas, presidente da Câmara de Viseu. O autarca assegura que são tantas as obras em curso na periferia, "que davam para inaugurar uma por dia".

Até ao fim do mandado, em Outubro de 2009, Fernando Ruas, presidente da Câmara de Viseu, garante que tem obras a decorrer em todas as freguesias do concelho "que davam para fazer inaugurações todos os dias". É a resposta do autarca aos socialistas que o acusam de só investir na cidade.

"Dizer que não se faz obras nas freguesias [rurais], é um insulto aos presidentes de junta, com quem já protocolei, desde que estou na câmara, cerca de seis mil contratos-programa. E cada um desses contratos, corresponde uma obra", enfatizou ontem Fernando Ruas, assegurando que os investimentos feitos nas freguesias "são superiores aos da cidade".

O autarca diz que as acusações de desinvestimento "partem de quem não conhece as freguesias, e muito menos as suas aldeias".

Um dia depois dos vereadores do PS terem desafiado Ruas a baixar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), de 0,5 para 0,3, o autarca respondeu ontem, aceitando o repto dos socialistas. Mas de forma condicionada.

"Baixo o IMI, se o vereador que é também deputado da Assembleia da República [Miguel Ginestal], propuser lá uma redução de 20% do IRS, na parte que cabe ao governo", avançou ontem Ruas. "São ambos impostos pagos pelos cidadãos", acrescentou, laçando outra crítica aos socialistas, desta vez ao presidente da Federação Distrital do PS, José Junqueiro.

"Veio anunciar que o Centro de Conservação e Restauro se manterá em Viseu. Mas não disse que para o seu funcionamento seriam necessários lá colocar dois funcionários administrativos. O ministro da Cultura telefonou-me ontem a pedir apoio, e nós vamos apoiar. Mas o deputado podia ter falado neste problema, ajudando até a resolvê-lo", ironizou.

in JN de 3 de Outubro

Nenhum comentário: